Utilização da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE® ) na produção científica de um programa de pós-graduação em enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

discorrer sobre a utilização da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE® ), na produção científica do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB, como um Centro colaborador do Conselho Internacional de Enfermagem.

Metodologia:

investigação de natureza bibliográfica, desenvolvida com base em publicações pertinentes a utilização da CIPE® , publicadas no período de 2000 a 2009, identificadas nas bases de dados SciELO, Lilacs, Medline e na BVS-Enf e no acervo das dissertações de mestrado do Programa. A amostra do estudo foi constituída por quinze artigos publicados nos periódicos selecionados e de oito dissertações de mestrado, das quais foram selecionadas três que ainda não tinham sido publicadas na forma de artigo.

Resultados:

constata-se que desde 2000 até a presente data, vem sendo desenvolvidos estudos no Programa utilizando a CIPE® , os quais foram publicados em periódicos nacionais e internacionais, contribuindo com o acréscimo e a divulgação do conhecimento da área.

Conclusão:

reconhecese que o referido Programa, vem cumprindo a sua missão de apoiar o desenvolvimento contínuo da CIPE® , e colaborando com o CIE na transformação dessa classificação em uma terminologia de referência a ser usada mundialmente, para fortalecer e ampliar os propósitos da profissão na assistência, na educação e na pesquisa.(AU)