Espiritualidade e transcendência: reflexões acerca do (des)cuidado de enfermagem na era tecnológica

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

atender as necessidades relacionadas a dimensão espiritual de seus clientes ou pelo menos as reconhecer como uma necessidade a ser atendida durante o período de internação hospitalar.

Metodologia:

essas questões foram abordadas nesse artigo, partindo-se da premissa de que o atendimento a essas necessidades é tão importantes quantos o atendimento daquelas de ordem fisiológicas, psicológicas, de segurança, sociais, por exemplo.

Resultados:

a partir do que pensam autores reconhecidos no meio científico acerca do tema espiritualidade e transcendência, foi possível constatar que entre as diferentes implicacões, deixar de pensar na dimensão espiritual na prática de cuidar dá margens para que essa forma de descuidado se confunda com o discurso de humanizacão/desumanização dos cuidados de enfermagem, que pouco tem contribuido para a evolução do espírito científico e para a resolução dos problemas inerentes a prática de cuidar em uma era marcadamente racional e tecnológica.

Conclusão:

devemos no despir de preconceitos ao abordar transcendência e espiritualidade. Lembremos que, como cientistas que pretendemos ser, não podemos fazer préjulgamentos e excluir temas que achamos impertinente, talvez pelo fato de tratar-se de temas que, pelo paradigma dominante nas ciências e nos modelos de atenção a saúde, são relegados a segundo plano.(AU)