Neoliberalismo e Programa Saúde da Família: a propósito do trabalho precarizado

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

relacionar a política financeira vigente e o trabalho precarizado dos trabalhadores da saúde no Programa Saúde da Família.

Metodologia:

pesquisa bibliográfica sistemática desenvolvida através de pesquisa eletrônica na Base de Dados da Enfermagem (BDENF), a partir dos descritores ―Política financeira‖, ―Programa Saúde da Família‖ e ―Trabalhadores‖ no período de 2006 a 2009.

Resultados:

estabeleceram-se dois eixos de discussão: Caracterizando o trabalho e a Política Financeira Vigente e Programa Saúde da Família e Precarização do Trabalho. Foram encontrados dois estudos com o descritor ―Política Financeira‖, 117 estudos para ―Programa Saúde da Família‖ e 146 estudos para ―Trabalhadores‖, porém não são direcionados a refletir a temática do estudo.

Conclusões:

a produção da enfermagem sobre a temática ainda é incipiente. A partir do estudo pode-se afirmar que ainda persiste na força de trabalho do Programa de Saúde da Família questões relacionada ao mundo de trabalho e política financeira vigente, com algum grau de precarização no trabalho e nas formas de inserção, contrato dos profissionais de saúde e condições de trabalho.(AU)