Parada e reanimação cardiorrespiratória: conhecimento da equipe de enfermagem em um serviço de pronto atendimento infantil

Rev. enferm. UFPE on line; 4 (3,n.esp), 2010
Publication year: 2010

Objetivo:

caracterizar a equipe de enfermagem que atua no ambulatório de pediatria de um hospital universitário (HU); desvelar o conhecimento da equipe de enfermagem, do ambulatório de pediatria de um HU, a cerca do episódio de parada e reanimação cardiorrespiratória (PCR/RCP); discutir as implicações de tal conhecimento a cerca do advento de PCR/RCP, na assistência a esta criança e implementar um programa de treinamento em serviço a partir dos resultados identificados.

Método:

estudo exploratório-descritivo com abordagem quantitativa. Terá como cenário o ambulatório de pediatria de um HU. A população do estudo será composta por todos os integrantes da equipe de enfermagem. A amostra será todos os membros da equipe de enfermagem que atendam aos critérios de inclusão, ou seja, deverão: trabalhar a mais de um ano no setor e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para a coleta de dados utilizara-se um questionário composto por variáveis relativas ao perfil dos participantes e seu conhecimento acerca da atuação na PCR/RCP. Pesquisa aprovada pelo CEP do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE)/UERJ sob número de protocolo 2571. Os dados serão analisados por meio da estatística simples, sendo posteriormente discutidos de acordo com a literatura pertinente e organizados em categorias.(AU)