Lesão renal aguda em obesos no pós-operatório de revascularização do miocárdio

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (8), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

identificar se há relação entre obesidade e a ocorrência de lesão renal aguda (LRA) em pacientes no pós-operatório de revascularização do miocárdio.

Método:

estudo quantitativo, longitudinal e prospectivo realizado na unidade de terapia intensiva (UTI) cirúrgica geral de um hospital terciário privado, com 57 pacientes. Adotou-se um questionário estruturado para a coleta de dados. Realizou-se análise descritiva e inferencial dos dados. Resultados com p < 0,05 foram considerados significativos.

Resultados:

a maioria dos pacientes era idosa (63±9 anos). Mais da metade dos pacientes obesos evoluíram de forma significativa com lesão ou falência renal (p = 0,01). O tempo cirúrgico em pacientes obesos foi superior (p = 0,01). O índice de gravidade Acute Physiology and Chronic Health Evaluation (APACHE II) foi maior nos pacientes com sobrepeso quando comparado aos obesos (p = 0,01).

Conclusão:

houve relação entre obesidade e a ocorrência de LRA. Assim, o aumento da compreensão dessa relação pode orientar profissionais da saúde, inclusive enfermeiros, na elaboração de medidas de prevenção e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da população, além de diminuir os custos ao sistema de saúde.(AU)