Complicações pós-operatórias cardiocirúrgicas e tempo de internação

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (8), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

associar as principais complicações com pacientes submetidos à cirurgia cardíaca e o tempo de internação.

Método:

estudo quantitativo, transversal, descritivo e correlacional, para identificar os registros médicos de pacientes submetidos a cirurgias cardíacas e aqueles no pós-operatório na Unidade de Terapia Intensiva. O teste de Regressão Linear Multivariada foi utilizado para a análise e a previsão de independência entre as variáveis.

Resultados:

dos 103 pacientes submetidos a cirurgias cardíacas, 26 apresentaram complicações pós-operatórias. As complicações mais prevalentes foram cardíacas, pulmonares e infecciosas. Nove pacientes morreram. A doença anterior mais prevalente foi hipertensão arterial sistêmica. Em relação aos dias de hospitalização, o predomínio foi de um a três dias, seguido de três a seis dias.

Conclusão:

a revascularização miocárdica foi a principal cirurgia realizada, seguida de endarterectomia e as complicações observadas foram cardíacas, seguidas das pulmonares. A duração hospitalar dos pacientes variou de um a três dias. Este estudo mostrou que é imprescindível o planejamento da alta do paciente o mais precocemente possível para a diminuição do tempo de internação e possíveis complicações.(AU)