Caracterização das internações por glaucoma

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (8), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

caracterizar as internações por glaucoma notificadas no Brasil.

Método:

estudo quantitativo, retrospectivo do tipo ecológico. Foi utilizado o banco de dados do Sistema de Informações Hospitalares/Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde, no período de janeiro de 2008 a outubro de 2017. Os dados foram processados e analisados no Tabwin versão 4.14 para Windows e Microsoft Excel 2013.

Resultados:

obteve-se 33.079 notificações de internações. Com predominância do sexo masculino, cor/raça não declarada, caráter de atendimento eletivo e em regime público. A faixa etária mais notificada foi entre 60 e 69 anos e em relação ao ano com maiores notificações, destacou-se 2016 e 2017.

Conclusão:

há grande número de internações por glaucoma, apesar das subnotificações e casos não detectados. Identificou-se o perfil das internações por glaucoma no país, de forma a promover subsídio à criação de políticas públicas e aos planos de cuidado que favoreçam a prevenção dos agravos da doença. Assim, facilita o trabalho da equipe multiprofissional, no sentido de direcionar as suas ações de educação em saúde, importantes à diminuição das consequências, internações e cegueira irreversível.(AU)