Potencialidades e limites da autonomia do enfermeiro em ambiente hospitalar

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (8), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

identificar os fatores que interferem na autonomia profissional do enfermeiro no ambiente hospitalar.

Método:

revisão integrativa, realizada em agosto de 2017 nas bases de dados LILACS, MEDLINE e SCOPUS, com 22 artigos selecionados e analisados pela técnica de Análise de Conteúdo.

Resultados:

na análise, emergiram as categorias “Fatores que potencializam a autonomia do enfermeiro no ambiente hospitalar” - Sistematização da Assistência de Enfermagem, classificação dos pacientes em serviços de urgência e emergência, conhecimento técnico-cientifico, experiência profissional, valorização profissional, relações interpessoais, satisfação no trabalho e a comunicação entre equipe multiprofissional e pacientes e “Fatores que limitam a autonomia do enfermeiro no ambiente hospitalar” - Influência do médico no trabalho do enfermeiro, tipo de unidade onde o enfermeiro atua (critica ou não crítica), deficiência do conhecimento técnico-científico, hierarquia, exaustão física e emocional (sobrecarga de trabalho), estrutura física inadequada, escassez de material e construção social do gênero.

Conclusão:

os fatores interferem como potencializadores e limitadores para a autonomia do enfermeiro. Assim, salienta-se a importância deste profissional estar em constante aperfeiçoamento e em busca de reconhecimento.(AU)