Violência contra a pessoa idosa

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (9), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

avaliar a ocorrência da violência sofrida pela pessoa idosa.

Método:

trata-se de estudo quantitativo, epidemiológico, de corte transversal, descritivo. A população do estudo consistiu na totalidade dos dados obtidos/notificados de casos suspeitos ou confirmados, a partir do Sistema de Informação de Agravos Notificáveis (SINAN), por meio do consolidado das fichas de notificação dos indivíduos com idade de 60 anos ou mais, que sofreram violência no período de 2009 a 2015.

Resultados:

os casos de violência, em sua totalidade (231), no que se refere ao local da ocorrência, foram prevalentes: a residência (80,5%), com vítimas de lesões não autoprovocadas (83,1%) e a violência física predominou (93,5%). O meio de agressão mais comum foi o espancamento (44,1%) com dois ou mais envolvidos (68,8%). O agressor, em sua maioria, era o filho (47,6%); o sexo ignorado/em branco prevaleceu (79,7%) seguido do masculino (17,3%) e, como evolução, a maioria (89,6%) dos internos recebeu alta.

Conclusão:

por ser um estudo inédito na cidade de Caruaru, os dados apresentados poderão servir de base para a realização de intervenções necessárias em nível de promoção e prevenção da saúde desse segmento populacional que está em crescimento e necessita de ações que lhe garantam mais qualidade de vida.(AU)