Crença e fatores emocionais do transplantado renal: história oral

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (9), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

relatar a história oral de vida, a crença e fatores emocionais envolvidos na longevidade de uma paciente transplantada renal há mais de dez anos.

Método:

estudo qualitativo, exploratório, realizado na residência de uma paciente vítima de dengue hemorrágica que evoluiu para a insuficiência renal grave em ambos os rins. Utilizou-se, como instrumento de coleta, um roteiro de entrevista estruturado, o caderno de campo e a gravação feita com telefone celular no mês de março de 2018. O resultado se apresenta em forma de depoimento textual da paciente.

Resultados:

apontam para a importância da crença, dos fatores emocionais e de boa qualidade de vida para a recuperação do paciente. Por outro lado, tem-se a importância de uma Enfermagem bem treinada como, também, do trabalho multiprofissional.

Conclusão:

a doença renal, por possuir várias fases, - que podem levar ao transplante renal – traz, ao sistema de saúde, um grande desafio e, ao doente, a necessidade de superação física e emocional, sendo uma enfermidade que demanda ações de toda a sociedade.(AU)