Competências do enfermeiro para o cuidado paliativo em cardiologia

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (9), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

analisar as competências profissionais do enfermeiro para o cuidado paliativo em Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica.

Método:

estudo qualitativo, descritivo e exploratório fundamentado no referencial teórico das Competências Centrais em Cuidados Paliativos e realizado na UTI de um hospital cardiológico. Realizou-se a entrevista semiestruturada com oito enfermeiros. Para a interpretação dos dados, utilizaram-se a análise de conteúdo e a categorização.

Resultados:

prevaleceram enfermeiras de 31 a 41 anos, com mais de dez anos de experiência na profissão e com, ao menos, um curso de pós-graduação. As competências mais citadas estão relacionadas aos constituintes centrais dos cuidados paliativos, à família, ao autoconhecimento, ao desenvolvimento profissional e ao conforto físico. As categorias menos citadas retratam as necessidades psicológicas, espirituais, o trabalho em equipe, a comunicação e a tomada de decisão ética e clínica. Não houve relatos das necessidades sociais. As competências não aplicadas referem-se à atuação na equipe multiprofissional, à tomada de decisão conjunta e à educação dos profissionais e da família.

Conclusão:

prevaleceram citações de competências relacionadas à assistência. Após recente implantação do serviço, observa-se a necessidade do fortalecimento da equipe multiprofissional e da educação dos profissionais de Enfermagem.(AU)