Cultura de segurança do paciente e cuidado cultural de enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (9), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

compreender a cultura de segurança fundamentada nos conceitos discutidos na Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural e no Modelo Conceitual do Cuidado de Enfermagem Transcultural.

Método:

estudo reflexivo a partir da Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal do Maranhão, intitulada “Cultura de segurança do paciente em terapia intensiva na perspectiva de profissionais de Enfermagem”.

Resultados:

percebe-se a aproximação da Enfermagem transcultural na avaliação da cultura de segurança do paciente tendo em vista que ela deve ser baseada em uma comunicação eficaz e por práticas que envolvam as culturas dos gestores, organizações, profissionais de Enfermagem e pacientes sustentando o planejamento de ações e a necessidade de prevenção de erros e danos.

Conclusão:

os conceitos apresentados são perfeitamente apropriados no contexto da cultura de segurança por remeter à necessidade de considerar os aspectos culturais contribuindo, assim, para a prática do cuidado seguro.(AU)