Percepção do acompanhante quanto ao seu acolhimento durante o parto

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (10), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

conhecer a percepção do acompanhante quanto ao seu acolhimento durante o trabalho de parto e parto.

Método:

trata-se de estudo qualitativo, descritivo, exploratório e transversal desenvolvido com 25 acompanhantes de parturiente. Os instrumentos de coleta de dados foram um formulário e a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados utilizando-se a Análise de Conteúdo, na modalidade Análise Categorial.

Resultados:

identificaram-se as categorias “Acolhimento adequado às necessidades do acompanhante” e “Acolhimento inadequado às necessidades do acompanhante”.

Conclusão:

a maioria dos acompanhantes sentiu-se acolhida, ficou satisfeita com a atenção que recebeu dos profissionais de saúde, com as explicações e informações adequadas dos procedimentos, intervenções realizadas com a parturiente e relatou que a ambiência da maternidade atendeu às suas necessidades de conforto. Porém, alguns entrevistados apontaram que o acolhimento não foi bom, que as informações e esclarecimentos não foram suficientes ou não existiram, por parte dos profissionais de saúde, contribuindo para uma percepção negativa do acolhimento. Os resultados deste estudo contribuem com as políticas e programas voltados para a assistência humanizada no processo gravídico-puerperal.(AU)