Serviços de saúde para lésbicas, gays, bissexuais e travestis/transexuais

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (10), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

analisar, sob a ótica de profissionais da Equipe Saúde da Família, o acesso de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis/Transexuais às Unidades Básicas de Saúde da Família.

Método:

trata-se de estudo quantiqualitativo, de campo, exploratório e descritivo. Compôs-se a amostra pela técnica snowball com 54 profissionais, utilizando-se de questionário, roteiro de entrevista semiestruturada e a Técnica de Associação Livre de Palavras. Processaram-se os dados pelo software IRAMUTEQ®.

Resultados:

emergiram-se as classes geradas, determinadas de subcategorias << Igualdade no cuidado a pessoas LGBT >>, << Atitudes e comportamentos da população LGBT que dificultam a procura pelo serviço de saúde >>, << Preconceito e restrição no acesso da pessoa LGBT à saúde >> e << Direito ao acesso da pessoa LGBT ao serviço de saúde >>.

Conclusão:

mostrou-se que os profissionais percebem as pessoas LGBT como seres humanos merecedores de acesso igual nos espaços da ESF tanto que dispõem de acesso aos exames sorológicos, testes rápidos, consultas e insumos para a prevenção de IST’s.(AU)