Intervenções educativas na promoção da alimentação saudável em escolares

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (10), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

identificar os tipos de intervenções educativas na promoção da alimentação saudável em escolares.

Método:

revisão integrativa, entre janeiro de 2010 a maio de 2018, em que se selecionaram artigos em português, inglês e espanhol nas bases de dados PUBMED/MEDLINE, CINAHL, LILACS, BDENF, SCOPUS, CUIDEN, COCHRANE, WEB of SCIENCE, IBECS e na biblioteca virtual SciELO. Categorizaram-se os dados em relação aos tipos de tecnologias e às temáticas abordadas.

Resultados:

constituiu-se a amostra por 17 artigos, sendo que cinco abordavam práticas alimentares saudáveis; quatro, prevenção do excesso de peso e obesidade e oito, segurança alimentar e nutricional. Todos utilizaram as tecnologias leve e leve-dura e seis, a tecnologia dura. Diversas intervenções educativas foram utilizadas.

Conclusão:

para a realização de intervenções educativas, utilizam-se diversos recursos, dos mais simples aos mais sofisticados, e sua efetividade dar-se-á a partir do envolvimento da comunidade escolar e pela participação efetiva dos pais ou responsáveis. Pode-se considerar o ambiente escolar o local importante para a promoção da saúde a partir da aquisição de bons hábitos alimentares.(AU)