Gerenciamento de conflitos na formação do enfermeiro

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (10), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

identificar algumas questões relacionadas ao gerenciamento de conflitos na equipe de enfermagem a partir de revisão da literatura.

Método:

estudo qualitativo, do tipo análise reflexiva, desenvolvido a partir de artigos pesquisados nas bases de dados PubMed/MEDLINE e SciELO.

Resultados:

as situações de conflito na equipe, quando não efetivamente solucionadas, geram desorganização no serviço, desmotivação profissional, comprometimento na prática do cuidado e põe em risco à segurança do paciente e do profissional. O enfermeiro em sua formação continuada deve compreender que sua atividade profissional envolve o trabalho em equipe, sendo a ele atribuído obrigatoriamente o papel de líder de sua equipe de enfermagem ou multiprofissional. As atitudes essenciais dos enfermeiros para o gerenciamento de conflitos são liderança, comunicação e trabalho em equipe, os quais devem ser adquiridos por meio de treinamento contínuo, em que há o desenvolvimento dessas e outras habilidades capazes de pautar uma prática de enfermagem de qualidade.

Conclusão:

existe a necessidade de educação continuada sobre administração e gestão no processo de formação dos estudantes de enfermagem para se fortalecer suas habilidades profissionais indispensáveis para o adequado desempenho futuro no cuidado aos clientes.(AU)