Acesso dos homens aos serviços de atenção primária à saúde

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (11), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

analisar os aspectos gerais do acesso dos homens adultos aos serviços de atenção primária à saúde.

Método:

trata-se de estudo quantitativo, exploratório e transversal, com 485 homens adultos, por meio de questionário, dados armazenados no software SPSS 20.0, submetidos à estatística descritiva e apresentados em tabelas com distribuição de frequências absoluta e relativa.

Resultados:

32,6% visitam os serviços de atenção primária à saúde com regularidade. A demora para ser atendido (35,7%) e a ausência de doenças (33,8%) são os principais fatores impeditivos da acessibilidade masculina aos serviços de saúde; 39,4% desconhecem os dias de funcionamento da unidade; 75% consideram ser difícil agendar consultas e 21% desconhecem a política nacional dos homens.

Conclusão:

a maioria dos homens adultos não buscou com regularidade os serviços de Atenção Primária à Saúde. Ressaltou-se a importância do conhecimento das razões masculinas para não buscarem os serviços da atenção primária à saúde. Este estudo pode contribuir aos gestores a compreenderem essa realidade singular masculina no planejamento de ações visando à garantia da assistência à saúde mais resolutiva.(AU)