Diagnósticos e intervenções de enfermagem para pacientes cardiológicos em cuidados paliativos

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (11), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

caracterizar o perfil clínico e sociodemográfico e identificar os principais diagnósticos e intervenções de Enfermagem.

Método:

trata-se de estudo quantitativo, transversal, retrospectivo e descritivo com 23 pacientes cardíacos com indicação de cuidados paliativos. Realizou-se a coleta de dados com um questionário. Submeteu-se o banco de dados à análise estatística.

Resultados:

caracterizou-se a amostra por pacientes do sexo feminino, com 70 anos, casados e com ensino fundamental completo, portadores de doença renal crônica, infarto agudo do miocárdio, miocardiopatia, hipertensão arterial e Diabetes Mellitus. Revela-se que os diagnósticos de Enfermagem “Deficit no autocuidado para a alimentação” e “Deficit no autocuidado para o banho” foram os mais frequentes. Detalha-se que suas intervenções foram o controle da nutrição, do ambiente, os cuidados com alimentação enteral, o posicionamento no leito, a massagem de conforto, os cuidados com unhas, cabelo e couro cabeludo, a manutenção da saúde oral e a realização de banho no leito.

Conclusão:

evidenciaram-se uma assistência pouco focada em aspectos espirituais e psicológicos e a falta de evidências, na literatura, que fortaleçam alguns diagnósticos e intervenções de Enfermagem específicos para a população estudada.(AU)