Estratégias de Saúde da Família: sobre gestão, processo de trabalho e assistência à saúde

Rev. enferm. UFPE on line; 9 (1), 2015
Publication year: 2015

Objetivo:

investigar o processo de trabalho e de gestão de Estratégias de Saúde da Família e a satisfação de usuários frente aos serviços prestados.

Método:

estudo de campo que compreendeu 743 sujeitos (usuários, profissionais da saúde e gestores) de 12 municípios do Rio Grande do Sul, utilizando questionário e entrevista para coleta de dados analisados com o software SPSS 20.0 e pela Técnica de Análise de Conteúdo. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, protocolo nº 23771/09.

Resultados:

usuários avaliam positivamente a assistência, priorizam consulta médica e ações curativas; profissionais da saúde destacam a interdisciplinaridade das ações; enfermeiros como gerentes das atividades, dificuldades nas ações de promoção e prevenção e na comunicação no trabalho; gestores citam dificuldades financeiras e organização das ações a partir das demandas existentes.

Conclusão:

há necessidade de ampliação das ações de prevenção e promoção, consolidando a proposta do modelo de saúde da família na região estudada.(AU)