Tendência de mortalidade por diabetes mellitus

Rev. enferm. UFPE on line; 12 (12), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

analisar a tendência da mortalidade por diabetes mellitus.

Método:

trata-se de estudo quantitativo, ecológico, com os óbitos por diabetes mellitus registrados na plataforma de Ciências de Dados Aplicados à Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, no Sistema de Informação sobre Mortalidade e no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no período de 2000 a 2015, do Brasil e Ceará, utilizados como amostra deste estudo. Coletaram-se os dados por meio de planilhas eletrônicas e analisaram-se as tendências pela regressão polinomial considerando-se significante o valor de p<0,05.

Resultados:

registraram-se 764.418 mortes por diabetes mellitus no Brasil e 28.583 no Estado do Ceará. Demonstrou-se pelo modelo de regressão valores significativos (p<0,001), assim como elevados coeficientes de determinação (r2≥0,90) nas curvas de tendência, com crescimento na mortalidade em âmbito nacional e diminuição estadual.

Conclusão:

elevou-se a tendência de mortalidade por DM no Brasil, principalmente para o sexo feminino. Mostrou-se no Estado do Ceará o panorama menos alarmante. Faz-se necessário a implementação de estratégias que visem a reduzir esse agravo a fim de se evitar o elevado número de óbitos no país.(AU)