Assistência a mãe de recém-nascido internado na UTI neonatal: experiências, expectativas e sugestões manifestadas por mães e enfermeiros

Publication year: 1992

A finalidade do estudo foi obter subsidios para a assistência de enfermagem sistematizada a mãe de RN internado na UTI neonatal visando a manutenção do vínculo mãe-filho.

Os objetivos foram:

verificar as experiências, sentimentos e expectativas da mãe de RN internado na UTI neonatal e verificar as opiniões e sugestões de enfermeiros que atuam nas áreas de obstetrícia e ou de neonatologia sobre a assistência a mãe de RN internado na UTI neonatal. A população constou de 20 mães e 40 enfermeiros de três hospitais-escola da cidade de São Paulo. Os dados foram obtidos por meio de entrevista com as mães e de questionário aplicado aos enfermeiros. Em relação às mães, verificou-se que a maioria manteve pouca ou nenhuma interação com o filho logo após o nascimento; o contato visual foi o mais referido ao longo da permanência do RN na UTI neonatal; todas manifestaram o desejo de participar dos cuidados ao filho, além de informações sobre o estado de saúde do bebe, o contexto da UTI e elementos da equipe hospitalar. Quanto aos enfermeiros, estes se mostraram favoráveis ao ingresso e a permanência da mãe na UTI porém, apresentaram algumas restrições relacionados a dinâmica do serviço e as limitações da mãe de RN de alto risco. Além dos elementos da equipe médica e de enfermagem, indicaram outros profissionais como necessários a assistência de RN internado na UTI neonatal.