Intercorrências em dispositivos intravenosos de longa permanência na oncohematologia pediátrica: estratégias de aperfeiçoamento do manuseio

Publication year: 2017

Introdução:

Durante o tratamento ambulatorial da criança ou adolescente com doença oncohematológica são necessárias inúmeras internações hospitalares e o estabelecimento de um acesso venoso vascular de longa permanência se faz necessário para realização do tratamento quimioterápico.

Objetivos:

Identificar o perfil clínico de crianças/adolescentes com doença oncohematológica e as características dos cateteres utilizados para realização do seu tratamento; Identificar as principais complicações a partir da manipulação destes cateteres; Elaborar fluxograma de Terapia Lock em cateter totalmente implantado; Elaborar rotina de manipulação do cateter totalmente implantado; Aprimorar a ficha de vigilância epidemiológica que contemple os diferentes tipos de procedimentos realizados durante a manipulação dos cateteres; Realizar um curso de manipulação segura de Cateter Totalmente Implantado.

Metodologia:

Estudo descritivo, com abordagem quantitativa de 78 fichas de vigilância epidemiológica dos cateteres totalmente implantados e dos cateteres epicutâneo; o cenário do estudo foi um ambulatório de oncohematologia pediátrica localizado em um Hospital Federal do município do Rio de Janeiro, os dados foram coletados em agosto 2015.

O projeto foi aprovado com o parecer de número:

1.213.979.

Resultados:

Os dados levantados nos mostraram que as crianças que realizam tratamento hematológico tiveram um ou mais cateteres. Observou-se que n=32 (59%) dos portadores de cateter totalmente implantado eram do sexo masculino, e n=sete (53%) dos portadores de cateter epicutâneo eram do sexo feminino, a idade variava entre 10 a 16 anos, o principal diagnóstico foi leucemia linfoide aguda em ambos. A média de utilização do cateter totalmente implantado foi 303 dias, enquanto do cateter epicutâneo foi 55 dias, o término do tratamento é o principal motivo de retirada de ambos. A falta de preenchimento de informações nas fichas foi limitador desta pesquisa.

Conclusão:

Conclui-se que os dois dispositivos levantados por esta pesquisa, desde que indicados e manipulados de forma correta, conseguem cumprir com o objetivo proposto que é proporcionar um tratamento ininterrupto e seguro para o paciente. Havia necessidade de padronizar a rotina de manipulação do cateter totalmente implantado afim de que toda a equipe envolvida realizasse as técnicas de forma segura e eficaz reduzindo assim as chances de complicações relacionadas a este dispositivo.