Perspectivas e contribuições da enfermagem para promover a saúde universal
Perspectives and Contributions of Nursing to the Promotion of Universal Health
Perspectivas y contribuciones de la enfermería para promover la salud universal

Publication year: 2020

Perspectivas e contribuções da enfermagem para promover a saúde universal apresenta projetos, atividades, histórias e casos recebidos de países da Região das Américas, que ilustram a função dos profissionais de enfermagem no avanço para alcançar o acesso e a cobertura universal de saúde, além da sua extensa contribuição aos sistemas de saúde, as universidades, os centros penitenciários e as escolas de todos os países da Região, com vistas a impulsionar a atenção primaria à saúde e a saúde universal. O epílogo inclui uma comovedora história de dois enfermeiros dos Estados Unidos da América, que, com seu trabalho de enfrentamento da pandemia de COVID-19, põe em destaque o papel vital que estes trabalhadores de saúde desempenham no avanço de saúde para todos.

O presente documento foi dividido em seis partes que destacam as contribuições da enfermagem nas seguintes áreas:

1. Fortalecer a administração e a gestão em saúde. 2. Eliminar as barreiras de acesso à saúde universal. 3. Capacitar novos quadros de profissionais de enfermagem. 4. Promover a utilização e inovação de recursos tecnológicos. 5.Desenvolver programas considerando a diversidade humana, interculturalidade e a etnicidade. 6. Gerar mecanismos de participação social. Estas áreas apresentam e resumem os projetos, atividades, histórias e casos recebidos dos países da Região que ilustram o papel enfermeiros e obstetrizes no avanço rumo ao acesso e cobertura universal de saúde, além de sua rica contribuição para os sistemas de saúde, das universidades, das prisões, a nível comunitário e governamental, e nas escolas dos países da Região. O objetivo do presente material é divulgar boas práticas no campo da inovação, da liderança, da pesquisa, das políticas e da educação em enfermagem, assim como compreender como os profissionais de enfermagem favorecem ao avanço dos sistemas e serviços de saúde para alcançar o acesso universal à saúde, a cobertura universal de saúde e os ODS, em colaboração com outros profissionais da saúde.(AU)
Perspectives and Contributions of Nursing to the Promotion of Universal Health highlights more than 40 projects, activities, stories, and case studies received from the countries of the Region, illustrating the role of nurses and midwives in advancing toward universal health. It also details these essential health workers' rich contribution to health systems, universities, prisons, communities, governments, and schools in all the countries of the Americas. An epilogue includes a powerful story of two American nurses on the front lines of the COVID-19 epidemic. It is further proof of the vital role these health workers have in advancing health for all.(AU)
Perspectivas y contribuciones de la enfermería para promover la salud universal presenta proyectos, actividades, historias y casos recibidos de países de la Región de las Américas, que ilustran la función de los profesionales de enfermería en el avance hacia el logro del acceso y la cobertura universal de salud, además de su extensa contribución a los sistemas de salud, las universidades, los centros penitenciarios y las escuelas de todos los países de la Región, con miras a impulsar la atención primaria de salud y la salud universal. El epílogo incluye una conmovedora historia de dos enfermeros de los Estados Unidos de América, que, con su trabajo desde el frente de la pandemia de COVID-19, ponen de manifiesto el papel vital que estos trabajadores de salud desempeñan en el avance de la salud para todos.(AU)