Análise da formação em saúde: uma cartografia das mudanças curriculares no ensino

Publication year: 2013

Objetivo:

construir uma cartografia do trabalho docente a partir das mudanças produzidas com a incorporação de novos paradigmas pedagógicos na formação em saúde. A publicação da Portaria nº 2530/2005, do Ministério da Saúde, homologa a política de incentivo às mudanças curriculares dos cursos de graduação da área da saúde. Entretanto, os efeitos do processo de mudança curricular nos cursos de graduação em Enfermagem e Medicina da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) ocorrem para além dos currículos, na medida em que abalam as formas de ser, de sentir e de agir dos docentes.

Método:

traçar uma cartografia da formação, tendo como instrumentos de pesquisa, o diário de pesquisa e a análise da implicação.

Resultado:

analisado à luz da Análise Institucional e da Esquizoanálise, o material exposto é composto pelos diários de pesquisa, que nesse trabalho foram tomados como um “dentro do texto” no sentido dado por Lourau. O material, fruto dos encontros no território da formação, que se dão a partir dos afetamentos no percurso do cartógrafo, servem de analisadores para se pensar as mudanças que se fizeram presentes no trabalho docente

Objective:

To build a cartography of teaching from the changes produced with the incorporation of new pedagogical paradigms in health education. The publication of Ordinance No. 2530/2005, the Ministry of Health endorses the policy of encouraging curricular changes of undergraduate health care. However, the effects of the process of curriculum change in undergraduate courses in nursing and medicine of the Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), occur beyond the curriculum as it shakes the ways of being, feeling and acting teachers.

Method:

draw a map of the training, with the research instruments, the daily research and analysis of the implication.

Result:

examined in the light of Institutional Analysis and Schizoanalysis, the exposed material is composed of daily research, which in this study were taken as a "within text" in the sense given by Lourau. The material, as a result of encounters within the formation, which occur from the path affectations cartographer, serve as analyzers for thinking that the changes were present in teaching

Objetivo:

Construir una cartografía de la enseñanza de los cambios producidos con la incorporación de nuevos paradigmas pedagógicos en educación para la salud. La publicación de la Ordenanza N º 2530/2005, el Ministerio de Salud apoya la política de fomento de los cambios curriculares de atención médica de pregrado. Sin embargo, los efectos de los procesos de cambio curricular en los cursos de licenciatura en enfermería y Medicina de la Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), ocurren más allá del plan de estudios, ya que niega las formas de ser, sentir y actuar maestros.

Método:

dibujar un mapa de la formación, con los instrumentos de investigación, la investigación y el análisis diario de la implicación.

Resultado:

Se examinó a la luz del análisis institucional y la esquizofrenia, el material expuesto se compone de investigación diaria, que en este estudio se tomaron como una "dentro del texto", en el sentido dado por Lourau. El material, como resultado de encuentros dentro de la formación, que se producen a partir de la ruta cartógrafo afectaciones, sirven como analizadores para pensar que los cambios estaban presentes en la enseñanza