Conversação sobre a morte no processo de cuidar: uma contribuição para a formação do enfermeiro

Publication year: 2017

O objeto é a morte e o processo de morrer nas experiências de vida e de formação profissional de estudantes de enfermagem.

Objetivo geral:

Propor uma tecnologia de processo de ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro sobre a morte e o processo de morrer.

Objetivos específicos:

Identificar os sentidos atribuídos à morte e ao processo de morrer pelo estudante de graduação; caracterizar suas dificuldades em lidar com o processo de morte e morrer e aos respectivos cuidados; analisar a aplicabilidade da tecnologia aplicada no ensino sobre a morte e ao morrer.

Método:

Pesquisa qualitativa, participativa e de validação da tecnologia aplicada.

Campo:

universidade pública, federal, na cidade do Rio de Janeiro.

Participantes:

estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem.

Critérios de inclusão:

matrícula ativa, a partir do sexto período; de exclusão: estar afastado das atividades do curso. Participaram 25 estudantes, divididos em três grupos.

Produção de dados:

questionário sobre o perfil sócio-econômico-demográfico e cultural dos participantes; tecnologia de processo de ensino composta por desenho relacionado à temática; simulação de cuidado em caso de morte; grupo focal; observação participante.

Avaliação:

formulário e Escala de Medo da Morte de Collet-Lester (EMMC-L) em pré e pós-teste.

Registros:

áudio e fotográfico. Encerramento por saturação teórica e empírica.

Análise:

Dados do perfil por estatística descritiva/percentual; dados textuais por análise temática de conteúdo; dados da EMMC-L pelo software IBM® SPSS® Statistics for Windows, versão 24.

Conclusão:

A morte se relaciona a crenças religiosas, tristeza pela perda e ansiedade pela morte dos pacientes.

Os cuidados mais evidentes foram:

com o corpo, família e aspectos religiosos, ampliação do conhecimento real dos estudantes sobre o tema, reduzindo informações fragmentadas e/ou imaginárias que ampliam a preocupação com a morte, aguçamento da percepção dos sentimentos e crenças pessoais que influenciam comportamentos no cuidado. Houve diminuição do medo da morte de si e do outro. A tecnologia de processo de ensino mostrou ser um recurso potente para a aprendizagem sobre o cuidar no processo de morte-morrer, viabilizando a educação para a morte, com ampliação do conhecimento sobre o cuidado de si e o cuidado do outro relacionado ao fim de vida.(AU)