Compartilhando saberes e práticas de clientes com diabetes acerca dos cuidados com os pés para a prevenção de lesões: cuidado educativo de enfermagem

Publication year: 2016

O estudo em tela tem como objeto os saberes e práticas de clientes com diabetes acerca dos cuidados com os pés para a prevenção do aparecimento de lesões.

Os objetivos são:

Descrever os saberes e práticas dos clientes com diabetes acerca dos cuidados com os pés para prevenção do aparecimento de lesões; analisar a pertinência destes saberes e práticas considerando o cuidado educativo em saúde; elaborar material educativo impresso sobre os cuidados com os pés para a prevenção do aparecimento de lesões a partir da integração dos saberes e práticas destes clientes. Estudo de abordagem qualitativa que utilizou a pedagogia problematizadora de Freire na produção dos dados, assim como teoria explicativa para a análise desses dados. Como método foi utilizado a Pesquisa Convergente – Assistencial. Os participantes foram 11 clientes com diabetes que frequentavam um ambulatório para esta clientela em um hospital universitário do Rio de Janeiro.

As etapas da pesquisa consistiram em:

assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido; perfil sociocultural econômico dos participantes; instrumento de informações sobre os pés; discussões individuais; construção do material educativo. Utilizou-se a análise temática de conteúdo. Os resultados evidenciaram que a vivência e experiência dos clientes são fundamentais no processo de construção de conhecimento, e que refletem diretamente em seus cuidados. Mostraram que tais saberes e práticas se apresentam de forma fragmentada, e como resultado de conhecimento adquirido pela experiência vivida. Identificou-se que a singularidade e individualidade de cada indivíduo devem ser respeitadas, promovendo um plano de cuidados voltado às reais necessidades de cada um. O diálogo como estratégia educativa, permitiu uma reflexão dos clientes sobre os cuidados e consequentemente uma (re) construção dos seus saberes e práticas.(AU)