Características e habilidades dos enfermeiros empreendedores adquiridas por meio do aprendizado na formação e na prática profissional

Publication year: 2016

O objeto de estudo é a formação de visão e o desenvolvimento de características e habilidades nos Enfermeiros Empreendedores.

Os objetivos foram:

Descrever os aspectos que contribuem para a formação de visão no Enfermeiro Empreendedor e suas implicações para a prática empreendedora; e Analisar as características e habilidades dos Enfermeiros Empreendedores adquiridas por meio do aprendizado na formação e na prática profissional. Como referencial teórico utilizei a Teoria Visionária de Louis Jacques Filion e como base metodológica foi elaborado um Modelo Teórico de Análise dos Dados, baseado na Teoria Visionária. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, desenvolvido no estado do Rio de Janeiro, sendo os participantes catorze Enfermeiros Empreendedores atuantes neste estado. Na coleta de dados foi utilizada a entrevista não-diretiva e a Técnica da Bola de Neve (Snow Sampling). Nos resultados constato que há diferentes aspectos que ativam e motivam o empreendedorismo nos indivíduos, havendo destaque inicial dos participantes à influência dos membros da família e das amizades na formação preliminar e na visão da ideia empreendedora. O empreendedorismo foi pouco abordado e incentivado na formação inicial do enfermeiro e há a necessidade de tecer um networking na vida profissional. Concluímos que o Empreendedorismo na área da Enfermagem existe e apresenta singularidades.(AU)