Compartilhamento de saberes e práticas da equipe de enfermagem sobre os cuidados com a pele na doença renal crônica: uma estratégia educativa

Publication year: 2014

O estudo trata de aspectos relacionados à Doença Renal Crônica (DRC), que se apresenta como um importante problema de saúde pública, devido sua alta taxa de morbidade e mortalidade. Dentre as diversas complicações e alterações causadas pela DRC, o impacto da doença na pele do paciente, despertou o interesse na pesquisa. Neste sentido, os objetivos do estudo são: Identificar os cuidados e orientações realizados pela equipe de enfermagem à pele do paciente renal crônico na clinica renal; Descrever como a equipe de enfermagem aprendeu a cuidar da pele do paciente com doença renal crônica; Discutir junto à equipe de enfermagem os cuidados fundamentais de enfermagem para o tratamento e prevenção de complicações na pele do paciente renal crônico; Propor uma estratégia educativa para a equipe de enfermagem ancorada na educação problematizadora sobre os cuidados com a pele do paciente com doença renal crônica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou o método da pesquisa convergente-assistencial. Os sujeitos foram seis enfermeiros e quinze técnicos de enfermagem de um hospital universitário da cidade do Rio de Janeiro que atuam nos setores de nefrologia e transplante renal e diálise.

As fases de desenvolvimento da pesquisa consitiram em:

caracterização dos sujeitos por meio de entrevistas individuais, criação de um espaço-encontro para compartilhamento de saberes e práticas e elaboração de um plano de cuidados, observação participante para acompanhamento da implementação de cuidados e avaliação dos participantes da pesquisa em como da pesquisadora sore todo o processo da pesquisa. O tratamento dos dados ocorreu por análise temática de conteúdo. Identificou-se que apesar dos profissionais apresentarem conhecimento sobre as manifestações cutâneas típicas da DRC, este conhecimento não expressava base teórica ou científica, mas sim de senso comum. Em relação aos cuidados de enfermagem, existe um déficit de conhecimento acerca das possibilidades de intervenção de enfermagem no que tange às manifestações cutâneas na DRC. Esta pesquisa utilizou a metodologia convergente-assistencial como estratégia para o cuidado e educação pautada no diálogo, problematização e reflexão crítica (baseada nos conceitos teóricos de Paulo Freire), com vistas à minimizar a lacuna de conhecimento existente. O tema do estudo é complexo uma vez que, é desafiador tratar dos cuidados com a pele do paciente renal, pois além da literatura escassa, a pele, na doença renal, não é considerada um aspecto relevante. Os resultados da pesquisa apontaram que nem todos os profissionais possuem conhecimentos sobre a pele do doente renal no dia a dia. Deste modo, identificamos uma grande barreira e um grande desafio: incorporar a preocupação e o cuidado com a pele nas práticas assistenciais da equipe de enfermagem. A construção do conhecimento a partir do próprio cenário de prática é extremamente significativa. Pode ser considerada uma estratégia facilitadora para utilizar a análise dos dados obtidos como subsídio ao cuidado cotidiano, representando melhora na assistência de enfermagem, auxiliando na melhor elaboração dos planos de cuidados, objetivando atender às reais necessidades do paciente no tange às alterações de pele sofridas ao longo da progressão da DRC.(AU)