Saberes e práticas no gerenciamento do cuidado de enfermagem a pessoa com câncer avançado na atenção básica

Publication year: 2017

Dados internacionais indicam que com o crescente envelhecimento da população mundial e o aumento das doenças não transmissíveis, dentre elas o câncer, a necessidade por cuidados paliativos aumentará drasticamente nos próximos 50 anos.Tal afirmativa traz repercussões importantes para a organização da assistência no cenário das práticas em saúde. Diante desse cenário, apontou-se como objeto para esse estudo: diretrizes para o gerenciamento do cuidado de enfermagem à pessoa com câncer avançado na atenção básica, objetivando: identificar saberes e práticas de enfermeiros acerca da oferta de cuidados paliativos à pessoa com câncer avançado na atenção básica; descrever os fatores intervenientes no gerenciamento do cuidado de enfermagem à pessoa com câncer avançado na visão dos enfermeiros e propor com os enfermeiros ações e estratégias que favoreçam a oferta de cuidados paliativos à pessoa com câncer avançado no âmbito da atenção básica. Estudo descritivo, de natureza qualitativa onde foi adotado como método, a Pesquisa Convergente Assistencial (PCA). Foram entrevistados 13 profissionais, sendo 11 enfermeiros, 01 psicóloga e 01 assistente social. O cenário do estudo foi o Município de Saquarema, localizado na Baixada Litorânea do Rio de Janeiro. A técnica de coleta de dados foi a entrevista individual (para caracterização do perfil dos participantes) e a criação de um grupo de discussão mediante a apresentação de um caso mobilizador. Houve consentimento dos participantes pelo Termo de consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e aprovação do estudo por Comitê de Ética em Pesquisa (CAEE n. 53185416.1.0000.5238.).

Os dados foram distribuídos e agrupados em Unidades temáticas e núcleos de sentidos com a discussão dos resultados contemplando os três eixos principais do estudo:

saberes e práticas sobre o cuidado paliativo; fatores intervenientes e diretrizes para ações do cuidado paliativo no contexto da Atenção Básica. Os resultados apontam a existência de fatores intervenientes para o gerenciamento do cuidado de enfermagem a pessoas com câncer avançado no Município, que impactam diretamente na oferta dos cuidados paliativos. Porém, destaca ações e estratégias elaboradas e propostas pelas participantes do estudo, como ferramentas capazes de promover mudanças no cenário da prática atual.Conclui-se que o primeiro passo foi dado para articular de forma integrada os saberes e práticas as ações do cuidado de enfermagem, delineando transformações na atenção oncológica do município.(AU)