Análise dos atributos da atenção primária em crianças internadas por doenças evitáveis: acesso de primeiro contato e longitudinalidade

Publication year: 2017

A Atenção Primária à Saúde (APS) trata-se dos ser¬viços de primeiro contato do usuário com o sistema de saúde. Nesse sentido, foi proposto um conceito amplo e direcionado à presença e à extensão de atributos essenciais e derivados no serviço na atenção primária. Na saúde infantil identificam-se internações sensíveis a atenção primária, as quais são doenças evitáveis, tais como a pneumonia e diarreias.

OBJETIVO:

Conhecer os atributos da atenção primária acesso de primeiro contato e longitudinalidade oferecidos às crianças menores de cinco anos internadas por condições sensíveis à atenção primária, pelo diagnóstico de diarreia, pneumonia e/ou asma no município de Fortaleza.

METODOLOGIA:

Estudo transversal, de abordagem quantitativa, realizado em dois hospitais pediátricos. A população foi composta por crianças menores de cinco anos, de ambos os sexos, internadas por diagnóstico de diarreia, pneumonia e asma, que tenham recebido atendimento em unidades de saúde do interior ou capital nos últimos 12 meses. A coleta de dados foi realizada utilizando-se o PCATool – Primary Care Assessment Tool versão Criança, o qual afere a presença e a extensão dos atributos essenciais e derivados da APS em serviços de atenção à saúde infantil.

RESULTADOS:

Foram entrevistados 120 cuidadores e 70% das internações deu-se por pneumonias. A média de idade dos entrevistados foi de, aproximadamente, 27 anos e em sua maioria eram as mães as respondentes. A maioria residia em bairros circunscritos nas SER V e VI de Fortaleza, 38 (31,7%). Em sua maioria possuíam beneficio do programa social do governo federal, o Bolsa Família, 75 (62,5%). A renda familiar de grande parte dos lares foi de apenas um salário mínimo, 62 (51,7%). Ambos os atributos estudados apresentaram baixos escores, com exceção do componente Grau de Afiliação, sendo o único entre todos os componentes do instrumento avaliado de forma satisfatória (≥6,6). Verifica-se que o atributo Longitudinalidade (>4,0) teve menor escore em comparação ao Acesso de Primeiro Contato (5,6).

CONCLUSÃO:

Para as mães e/ou cuidadores de crianças menores de cinco anos internadas por pneumonia, diarreia e/ou asma, os atributos da APS Acesso de Primeiro Contato e Longitudinalidade obtiveram escores insatisfatórios. O conhecimento dos aspectos que envolvem os atributos da Atenção Primária à Saúde e sua oferta para os cuidados da criança são de extrema importância, pois possuem potencial para fornecer subsídios aos profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde em uma perspectiva de organização dos serviços de saúde. (AU)