Competências e especificidades do cuidar do enfermeiro em terapia intensiva pediátrica oncológica

Publication year: 2005

Pela raridade de ocorrência do câncer na infância e o estigma que permeia a doença, seu diagnostico torna-se cada vez mais tardio, tanto pela desinformação de pais e médicos, quanta pela diversidade de sintomas, levando a um avanço em seu estadiamento quando encaminhado para tratamento em unidade de referencia. O c1iente pediátrico gravemente enfermo, demanda em sua constituição um cuidado altamente especializado, onde pequenos detalhes serão de suma importância para o seu tratamento. Como enfermeiro de uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica Oncológica, observamos que a atuação deste profissional desenvolve-se num misto de intensivista e oncologista pediatra. Este cuidado de alta complexidade, e permeado por especificidades que se desdobram em busca da qualidade da assistência a criança em estado grave portadora de câncer, construindo novos conceitos e diretrizes para a pratica tão especifica e complexa da unidade.

Diante desses argumentos delimitamos como objeto de estudo a especificidade do cuidado de enfermagem em unidade de terapia intensiva pediátrica oncológica e como objetivo geral:

analisar as especificidades do cuidar do enfermeiro em Terapia Intensiva Pediátrica Oncológica. Para realizarmos o presente estudo, a abordagem será através do método qualitativo descritivo, na modalidade de observação participante, através de entrevista semi-estruturada, norteada por um questionário semi-estruturado e registros em diário de campo. O cenário da pesquisa será uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica Oncológica de uma Instituição pública do município do Rio de Janeiro. Os sujeitos da pesquisa serão os enfermeiros que atuam no cenário realizando o cuidado de enfermagem a criança oncológica em estado critico. Para fundamentar a pesquisa, identificamos o referencial teórico de Benner, que apresenta uma reflexão sobre o aprendizado a partir da pratica clinica, valorizando a experiência adquirida pelo enfermeiro ao longo de sua trajetória profissional.