O estágio extracurricular remunerado em enfermagem no serviço de atendimento médico de urgência de campus da Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Publication year: 2014

A oferta de Estágio Extracurricular pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência de Campus - SAMUC é disponibilizada para alunos do curso de graduação em Enfermagem, através de um edital de Seleção, gerenciada pelo Departamento de Recursos Humanos – DRH, da Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO. O objeto dessa pesquisa é a Identidade do Eu profissional dos Acadêmicos de Enfermagem que participam do Estágio Extracurricular Remunerado - EER no SAMUC.

Os objetivos da pesquisa são:

Identificar a atuação do acadêmico de enfermagem inserido no EER do SAMUC. Identificar as atividades do acadêmico de enfermagem inserido no Estágio Extracurricular do Serviço de Atendimento Médico de Campus – SAMUC. Discutir a Identidade do Eu Profissional do acadêmico de enfermagem durante as atividades do EER no SAMUC. Analisar a autonomia do acadêmico de enfermagem diante das atividades desenvolvidas durante o EER do SAMUC. O referencial teórico tem como base o conceito da Teoria da Ação Comunicativa de Habermas e a construção da Identidade do Eu profissional. Os participantes da pesquisa foram os Acadêmicos de Enfermagem integrantes do Programa de EER desenvolvido pela UNIGRANRIO no SAMUC, localizado no Campus I – Duque de Caxias – RJ. Realizamos a pesquisa através do estudo exploratório do tipo descritivo, através da abordagem metodológica qualitativa. Utilizamos como técnicas para coleta de dados a entrevista semiestruturada, observação participante apoiada por um diário de campo e análise documental. Realizamos a análise temática do conteúdo a partir da triangulação dos achados. A partir da triangulação foi realizada a construção das categorias de análise. Categoria 1 - Decisões e Ações dos Acadêmicos de Enfermagem no Serviço de Assistência Médica de Campus - SAMUC. Essa categoria apresenta o cotidiano das ações realizadas pelos alunos no decorrer do EER no SAMUC, o ambiente de atuação, a rotina diária do serviço, bem como a utilização de conteúdos abordados nas disciplinas da graduação no desenvolvimento das atividades. Categoria 2 - O Desenvolvimento dos Estágios do Eu profissional do Acadêmico de Enfermagem durante as atividades no SAMUC. Nessa categoria identificamos, de acordo com os estágios do Desenvolvimento do Eu profissional, que os acadêmicos participantes do EER no SAMUC podem ser denominados no estágio Egocêntrico, com tendências para o Sócio-Cêntrico-Objetivista, à luz dos conceitos habermasianos. Destacamos que o SAMUC precisa incorporar as mudanças adotadas pelo Governo Federal para o atendimento de urgência nas ações de atenção primária em saúde, enquanto Política Pública de Saúde, para proporcionar ao estagiário extracurricular essa vivência e reflexão, integrando-o aos serviços de atenção primária que a universidade disponibiliza para a população, e aproximando-se da academia, através da interação com disciplinas teóricas e ao próprio Projeto Político Pedagógico do Curso de Enfermagem. (AU)