Enfermagem COVID-19

Conteúdo atualizado em: 24/04/2024

Considerando as diretrizes da ciência aberta, no marco da ciência cidadã, a BVS Enfermería Internacional estabeleceu uma série de iniciativas no âmbito da sua Rede para sistematizar e difundir materiais convencionais e não-convencionais em desenvolvimento ou já produzidos sobre a atuação da Enfermagem na pandemia da COVID-19. Essas iniciativas compõem o esforço de criação da Vitrine Nursing Now em parceria com o Ministério da Saúde do Brasil e BIREME/OPAS/OMS que, desde a emergência da pandemia, está sendo desenvolvida em ritmo mais acelerado.

 

Entre as ações já em curso destacam-se a criação do Grupo de Trabalho - GT Editorial Enfermagem e COVID, um grupo interinstitucional com participação da BIREME, cuja finalidade é analisar a pertinência, qualidade técnica e científica dos materiais produzidos na região; o estabelecimento de um fluxo de recebimento de contribuições, seleção, indexação de artigos científicos publicados por revistas das bases BDENF e LILACS; destaque para as matérias de divulgação e outros materiais, na página da BVS Enfermería e postagem nas redes sociais; e, EM CARÁTER EMERGENCIAL a criação da VITRINE ENFERMAGEM E COVID-19.

 

A Vitrine Enfermagem e COVID-19 tem por objetivos sistematizar e difundir a literatura técnico-científica de enfermagem, bem como documentos e iniciativas que expressam a participação da enfermagem no enfrentamento da COVID-19, por meio da pesquisa e da produção científica e possibilitar o intercâmbio e compartilhamento de pesquisadores.

 

A produção de materiais com a temática é vasta. A dinâmica da pandemia faz com que informações sejam modificadas de forma rápida. Assim, foi proposta a construção de estratégias de busca para recuperação de artigos científicos e documentos técnicos indexados e a busca ativa de materiais não convencionais (vídeos, materiais didáticos, guias, recomendações, materiais informativos, sites, cursos online entre outros) para seleção segundo critérios BDNF e LILACS, indexação e divulgação na vitrine e nas redes sociais da BVS Enfermería.

Áreas específicas do Cuidar em Saúde e Enfermagem

Informações dos Países - Em Construção