História da Enfermagem

Acervos da História da Enfermagem
História da Enfermagem em vídeos
Quem é quem na História da Enfermagem
Links de interesse
Eventos sobre História da Enfermagem
Verbetes de História da Enfermagem
Laboratórios de Pesquisa, Museus e Centros de Memória
Fotos históricas

Este é um espaço da História da Enfermagem que retrata a evolução da profissão de enfermagem no mundo! Traz o conhecimento da Enfermagem e Saúde no contexto e itinerário histórico-social em fotografias, vídeos, filmografia, documentos escritos, biografias, obras raras, aulas, artigos e trabalhos acadêmicos.

Galeria de imagens

Verbetes

caret-down caret-up caret-left caret-right
Cerimônia do acender da Lâmpada

Foi implantada no Brasil pela Missão Parsons na Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública, hoje Escola de Enfermagem Anna Nery. Ritual no qual se acende uma lâmpada indiana de Alladin, símbolo da Enfermagem Moderna no mundo.

Cerimônia de Recepção de Toucas

Foi implantada no Brasil pela Missão Parsons na Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública. Nesta cerimônia as estudantes de enfermagem, aprovadas na etapa preliminar do Curso, recebiam a touca branca e a insígnia da escola em forma de broche.

Dia da Enfermeira

Comemorado internacionalmente no dia 12 de maio, comemora o nascimento de Florence Nightingale, precursora da Enfermagem Moderna.

Dia das Bem-Vindas

Comemorado no dia 19 de fevereiro, corresponde a data de abertura do Curso de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública, no Rio de Janeiro, em 1923.

Enfermagem Moderna

Fase histórica da enfermagem iniciada a partir da criação do Sistema Nightingale de ensino na Escola de Treinamento do Hospital São Thomas em Londres, 1860.

Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública

Inaugurada no Rio de Janeiro em 1923, foi Escola Padrão de Ensino de Enfermagem no Brasil de 1931-1949. Em 1926 passou a denominação Escola de Enfermeiras Dona Anna Nery, entrando para a Universidade do Brasil em 1937 como unidade complementar. Passou a unidade autônoma em 1945. Hoje é a Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Escola de Formação de Enfermeiras - Hospital São Thomas

Escola de Enfermeiras, criada no Hospital São Thomas de Londres, em 1860, por Florence Nightingale. Demarca a implantação do Sistema Nightingaleano de ensino e o início da Enfermagem Moderna.

Guerra da Crimeia

Conflito entre o Império Russo e o Império Otomano (atual Turquia), Grã-Bretanha, França e o Reino da Sardenha. Durou de 1853-1856. Florence Nightingale atuou no hospital de campanha em Scutari na Turquia.

Guerra do Paraguai

Conflito armado entre o Paraguai e a Tríplice Aliança - formada pelo Brasil, Uruguai e Argentina- devido a interesses políticos e econômicos. Durou de 1964-1970. Anna Nery foi a Enfermeira voluntária que mais se destacou nos cuidados aos feridos.

Irmãs de Caridade

Denominação das religiosas pertencentes a Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, servas dos pobres, criada na França, no século XVII, pelo Padre Vicente de Paulo e por Luiza de Marillac.

Lady-nurses

Grupo de estudantes da Escola de Treinamento do Hospital São Thomas, formado por mulheres provenientes de famílias abastadas, que custeavam seus estudos e que se destinavam a tarefas de supervisão, ensino e difusão dos princípios nightingaleanos (Almeida; Rocha, 1989, p. 42-43)

Missão Parsons

Denominação usada por pesquisadores à Missão de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento da Enfermagem no Brasil (1921-1931), que contou com 32 enfermeiras e foi liderada pela Enfermeira norte-americana Ethel Parsons.

Modelo Anglo-Americano de Enfermagem

Modelo de Ensino de Enfermagem configurado na Escola de Enfermagem Anna Nery, com bases no Modelo Nightingaleano (Inglês) e Norte-Americanos (EUA).

Modelo Padrão Anna Nery (PAN)

Denominação para Enfermeiras diplomadas no Brasil no período entre 1931-1949, quando esteve em vigor o Decreto nº 20.109 de 15 de junho de 2013, assinado pelo Presidente da República, Getúlio Vargas.

Nurses

Grupo de estudantes da Escola de Treinamento do Hospital São Thomas, formado por mulheres de nível sócio-econômico inferior, que eram preparadas para o cuidado direto com o paciente e recebiam o ensino gratuito. Em contrapartida, prestavam serviços no hospital, pelo menos um ano após o curso. (Almeida; Rocha, 1989, p. 42-43)

Reforma Carlos Chagas

Reforma sanitária, liderada pelo médico sanitarista Carlos Chagas, na qual as ações sanitárias voltaram-se para a prevenção de epidemias, o controle de endemias e para a higiene materno-infantil. Para auxiliar na reforma, Carlos Chagas estabeleceu a Missão de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento da Enfermagem no Brasil (Missão Parsons).

Semana Brasileira de Enfermagem

Idealizada como Semana da Enfermeira pela então Diretora da Escola de Enfermagem Anna Nery, Laís Netto dos Reys, em 1940, é demarcada pelas datas de nascimento de Florence Nightingale (12 de maio) e de falecimento de Anna Nery (20 de maio). Por solicitação da Associação Brasileira de Enfermagem tornou-se a Semana da Enfermagem, pelo Decreto nº 40.202 de 12/05/1960. Atualmente é denominada Semana Brasileira de Enfermagem, período em que ocorrem comemorações pelo dia da Enfermeira à nível nacional. Realizou a sua 80ª versão no ano de 2019.

Serviço de Enfermeiras de Saúde Pública do Departamento Nacional de Saúde Pública

Serviço criado para a organização das ações da enfermagem de saúde pública no Brasil, durante a Reforma Carlos Chagas. Sua primeira Superintendente foi a Enfermeira Ethel Parsons.

Quem é quem?

Dia da Enfermeira na década de 1920

Celebrando os 90 Anos da ABEn Nacional

Data da última atualização: 11/11/2019