Resultados: 30

Construção e validação de um cenário de simulação sobre sepse: estudo metodológico

Rev. Esc. Enferm. USP; 54 (), 2020
RESUMO Objetivo Construir, validar e testar um cenário de simulação clínica de alta fidelidade para o manejo da sepse. Método Estudo metodológico desenvolvido em três fases: construção do cenário de simulação utilizando o framework Modelo de Simulação de Ensino em Enfermagem e os protoc...

Segurança do paciente: análise dos grupos de pesquisa

Cogitare enferm; 21 (spe), 2016
RESUMO O objetivo desse estudo foi verificar as características dos grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico que trabalham com a segurança do paciente na área da saúde e na enfermagem. Trata-se de um estudo documental, exploratório-descritivo, de natureza...

Strategies to minimize medication errors in emergency units: an integrative review

Rev. bras. enferm; 72 (supl.1), 2019
ABSTRACT Objective: To assess the strategies used by the Nursing team to minimize medication errors in emergency units. Method: Integrative literature review in the PubMed, BDenf, Cochrane and LILACS databases. Timeless research, without language limitation, performed by peers. Articles published in fu...

Serious games as an educational strategy to control childhood obesity: a systematic literature review

ABSTRACT Objectives: to identify in the literature the efficacy of serious games to improve knowledge for and/or behavioral changes among overweight or obese children. Method: Systematic Literature Review. The Cochrane Systematic Reviews Handbook was used. The studies were collected from the following ...

Knowledge about precautions in Primary Health Care: tool validation

Rev. bras. enferm; 71 (supl.4), 2018
ABSTRACT Objective: To elaborate and validate a tool to assess knowledge and behavior of nursing professionals about standards and specific precautions in the Primary Health Care. Method: Methodological study of the elaboration and validation of the tool by thirteen experts judges, using a Likert scale...

Simulação virtual por computador no ensino de enfermagem: relato de experiência

Rev. enferm. UFPI; 6 (4), 2017
Objetivo: relatar a experiência da utilização de uma simulação virtual por computador no ensino de segurança do paciente para alunos de graduação em enfermagem. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, a partir de uma atividade prática de simulação por comput...

Desenvolvimento de tecnologia digital educacional sobre monitoração da pressão intracraniana minimamente invasiva

Texto & contexto enferm; 26 (4), 2017
RESUMO Objetivo: desenvolver uma tecnologia digital educacional sobre um método novo para monitorar a pressão intracraniana para enfermeiros, médicos e fisioterapeutas. Método: estudo descritivo, do tipo pesquisa metodológica aplicada de produção tecnológica. Para a construção da tecnologia d...

USE OF SERIOUS GAMES FOR COPING WITH CHILDHOOD OBESITY: INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW

Texto & contexto enferm; 26 (1), 2017
ABSTRACT Objective: was to identify studies in the scientific literature in which the serious game is used as a strategy to prevent and/or treat childhood obesity. Method: an integrative review. The search in the databases resulted in 466 studies, 17 of which were elected for analysis. Results: the us...

Desenvolvimento de recursos educacionais digitais para o ensino em enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.3), 2017
Objetivo: desenvolver recursos educacionais utilizando a metodologia WebQuest para auxiliar no processo deensino e aprendizagem de estudantes e profissionais de Enfermagem. Método: trata-se de uma pesquisaaplicada para o desenvolvimento de recursos educacionais digitais que utilizem a metodologia WebQue...

Serious game development as a strategy for health promotion and tackling childhood obesity

ABSTRACT Objectives: to develop and assess a serious game on healthy eating and physical activity to promote health and tackle childhood obesity. Method: a descriptive, applied and methodological study.For the development of the game, the following steps were taken: conceptualization, pre-production ...