Pesquisa Histórica em Saúde no Brasil: Grupos, Pesquisadores e Publicações

Hist. enferm., Rev. eletronica; 6 (2), 2015
Publication year: 2015

Trata-se de um estudo de abordagem sócio-histórica do tipo documental, que objetivou traçar o perfil dos pesquisadores líderes dos grupos de pesquisa brasileiros que possuem linhas de pesquisa em história da saúde. Para a coleta de dados foi utilizada a pesquisa documental no banco de informações do Diretório de Grupos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e no currículo Lattes dos pesquisadores na plataforma Lattes do CNPq.

A amostra foi composta de 72 líderes de grupos de pesquisa em História da Saúde e os resultados revelaram a qualificação dos líderes como também apontaram suas produções em eixos temáticos como:

história da saúde pública, políticas de saúde e história das profissões. Na análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo temática e a estatística de frequências absolutas. Concluiu-se que a interdisciplinaridade se apresenta como perspectiva que permeia o pensamento dos líderes dos grupos, aliada à alta qualificação profissional e `busca de estratégias de inserção dos grupos de pesquisa e instituições no contexto internacional da pesquisa científica.