Diabetes gestacional e estado nutricional materno em um hospitaluniversitário de Niterói

J. nurs. health; 8 (1), 2018
Publication year: 2018

Objetivo:

identificar o número de casos de diabetes gestacional e correlacionar estado nutricionalpré-gestacional e diabetes mellitus gestacional em mulheres atendidas no ambulatório de Ginecologiae Obstetrícia de um Hospital Universitário em Niterói, Brasil.

Método:

transversal, analítico eretrospectivo. Pesquisa realizada em prontuários de mulheres assistidas durante o parto no ano de2013, que realizaram no mínimo uma consulta de pré-natal na unidade. As análises estatísticas foramrealizadas com o software estatístico Stata 20.0, considerando nível de significância de 5%. Aprovadopelo Comitê de ética em pesquisa sob parecer 1.354.164/2015.

Resultados:

14% (n=25) desenvolveramdiabetes gestacional; 24% iniciaram a gestação com sobrepeso e 29,5%, com obesidade.

Conclusão:

estudos que evidenciam o número de casos do diabetes gestacional a associação a fatores de risco sãoimportantes, principalmente para melhoria da assistência prestada e elaboração de novas estratégiasde cuidado.
the number of cases of gestational diabetes and the association with risk factors are important,mainly to improve the care provided and to elaborate new care strategies.