Rastreamento do câncer de colo de útero e mama

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.12), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

identificar as mulheres que realizaram o rastreamento do câncer de colo de útero e mama.

Método:

estudo quantitativo, transversal, exploratório, descritivo. A amostra foi composta de 211 mulheres,baseada na população de 465 mulheres de 20 a 59 anos. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi umquestionário. Os dados coletados foram digitados em planilha eletrônica Excel e duplamente checados,avaliando a consistência dos dados e a correção, quando necessário. A análise foi realizada utilizando-se oSPSS® versão 22.0. Os resultados foram expressos por média, percentil e desvio padrão, apresentados emtabelas.

Resultados:

das 211 mulheres distribuídas nas duas equipes da ESF, a maioria moradoras da zonarural, idade média de 53,1 anos+7,8 anos; 171 convivem com cônjuges ou companheiro; 165 têm ensino básicoincompleto; 128 com renda menor que um salário mínimo; 198 realizaram o exame de citologia oncóticacervical e 133 fizeram a mamografia.

Conclusão:

houve alcance de cobertura no rastreamento do câncer decolo de útero e deficit de mamografias, entretanto, em ambos os intervalos, foram inadequados,identificando a necessidade para um rastreamento organizado.