Avaliação dos parâmetros ventilatórios em pacientes de unidade de terapia intensiva

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.3), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

avaliar os parâmetros ventilatórios em pacientes submetidos à ventilação mecânica em Unidade de Terapia Intensiva.

Método:

estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa, realizado na UTI deum hospital público de Fortaleza/CE, com 70 pacientes. Os dados foram coletados utilizando um roteiro estruturado. Os resultados foram organizados em uma planilha no Microsoft Excel, sendo analisados com base na estatística descritiva, enfocando a frequência absoluta e relativa, e posteriormente expostos em tabelas e figuras.

Resultados:

52,9% eram do sexo feminino, 81,4% procedentes da capital, predominando a faixa etária acima de 70 anos (57,1%). A prótese ventilatória mais utilizada foi o tubo orotraqueal (95,7%). O mecanismo de ciclagem predominante foi o volume (72,9%) e a modalidade ventilatória assistido/controlada (84,3%). O valor da PEEP média ajustada foi de 6 cmH2O e a FiO2 de 50%. Quanto ao desfecho clínico, 55,7% evoluíram para óbito.

Conclusão:

o estudo foi relevante para aprofundamento da temática e avaliação dos parâmetros ventilatórios em pacientes de UTI, pois os profissionais devem estar preparados para uma assistência de qualidade.