Uma nova ferramenta educacional para a prevenção de hipertensão na gravidez - avaliação através da visita de equipe de saúde da família

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.3), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

avaliar uma nova ferramenta educacional para a prevenção da hipertensão na gravidez pela equipe de saúde da família.

Método:

estudo metodológico, de natureza quantitativa, por meio de questionário aplicado aos profissionais das equipes de Saúde da Família sobre a construção de uma tecnologia de educação em saúde, realizado em unidades básicas de saúde. Um total de 90 profissionais foi incluído. Foi desenvolvida uma ferramenta educacional para prevenção da hipertensão na gravidez, que seria ligada ao cartão de gravidez.

Resultados:

a ferramenta educacional foi considerada viável e aplicável pela maioria dos entrevistados (97% dos enfermeiros e 100% dos médicos); apresenta uma ampla (?) informações necessárias para a educação dos pacientes nesse campo. Alguns enfermeiros (12,3%) e médicos (13,6%) consideraram que havia algumas "armadilhas" relativas a medidas preventivas que devem ser adotadas no pré-natal.

Conclusão:

as contribuições dos profissionais de Equipe de Saúde da Família possibilitaram a construção da versão final da ferramenta educacional dos pacientes para prevenir a hipertensão na gravidez.