Acidentes com material biológico em trabalhadores dos serviços gerais de instituições de saúde

Rev. enferm. UFPE on line; 11 (supl.9), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

caracterizar os acidentes de trabalho, com material biológico, em trabalhadores dos serviços gerais de instituições de saúde.

Método:

estudo quantitativo, retrospectivo, realizado em um hospital de referência para o atendimento de acidentes com material biológico ocorridos em instituições da 17ª Regional de Saúde. Os dados foram coletados, de dezembro de 2013 a julho de 2014, em prontuários e fichas do Sistema de Informação de Agravos de Notificação de 131 trabalhadores que sofreram acidentes com material biológico.

Resultados:

a maioria (60,2%) dos acidentes ocorreu em ambiente hospitalar, por via percutânea (98,2%), e foi decorrente do descarte inadequado de material perfurocortante (88,5%). Em 91,2% dos casos, a fonte era desconhecida, portanto, 89,4% tiveram a indicação de quimioprofilaxia, dos quais 58,4% abandonaram o tratamento.

Conclusão:

os trabalhadores estiveram expostos a situações de risco para acidentes de trabalho com material biológico relacionadas, principalmente, ao descarte inadequado de materiais perfurocortantes.