Ambiente hospitalar: espaço para a construção e crescimento do ser humano

Rev. enferm. UFPE on line; 2 (4), 2008
Publication year: 2008

Objetivo:

identificar se o desenvolvimento de uma ação sócio-educativa reflexiva desperta nos profissionais deenfermagem, que atuam em um hospital geral, a percepção e a compreensão do autocuidado e sua influência norelacionamento do cotidiano profissional.

Metodologia:

pesquisa convergente-assistencial, desenvolvida no HospitalMunicipal de Sanaduva-RS. Os sujeitos foram doze integrantes da equipe de Enfermagem, que se comprometeram emparticipar de todos os seis encontros, que aconteceram semanalmente, no período de janeiro e fevereiro de 2008. Para acoleta das informações foram utilizadas oficinas lúdico-criativas, com dinâmicas reflexivas. Os dados que emergiram dasdiscussões foram registrados em diário de campo, fita cassete e fotografias.

Resultados:

quando a equipe é estimulada arepensar sobre a importância que o autocuidado exerce na sua vida pessoal e profissional eles assumem umcomportamento pró-ativo, ou seja, buscam desenvolver o autocuidado, percebem e compreendem que este influênciadiretamente nas relações profissionais, posto que, quando a auto-estima está elevada intrinsecamente às dimensões maisafetivas e sociais são desveladas nas relações humanas.

Conclusão:

o desenvolvimento de uma ação sócio-educativareflexiva pode transformar e despertar a percepção e a compreensão dos indivíduos em prol do autocuidado, e suainfluência no relacionamento no ambiente de trabalho. As estratégias abordadas fizeram aflorar sentimentos como amor,amizade e zelo pelo colega, construtos essenciais no trabalho em equipe. Ainda, permitiu a compreensão das própriaslimitações, identificando seu comportamento e o quanto isto influência no cuidado ao outro.