Qualidade de vida de acadêmicos de enfermagem da cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (2), 2009
Publication year: 2009

Objetivos:

conhecer e avaliar os níveis da qualidade de vida de estudantes de enfermagem da Unioeste campus de Foz doIguaçu, Paraná, Brasil.

Método:

estudo exploratório e descritivo, realizada com 92 estudantes da 2ª à 5ª séries do curso deenfermagem. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário WHQOL-bref. Os dados foram discutidos e analisadosestatisticamente.

Resultados:

a população é predominante feminina, de estado civil solteiro e idade entre 21-25 anos. Aavaliação de como está a sua saúde mostrou que aproximadamente 81% referiram entre “nem ruim nem boa” e “boa”sendo que 21 alunos estão percebendo o seu estado de saúde em relação aos níveis de qualidade de vida de maneiradivergente. Todas as séries se enquadraram em escore BOM, menos a 3ª série que obteve escore REGULAR. A faceta quemelhor obteve desempenho coletivamente foi a “Dependência de medicação e tratamentos” e com menor escore foi afaceta “Recursos financeiros”. Coletivamente, a avaliação dos níveis de qualidade de vida foi classificada como BOA, comuma média geral de 3,56.

Conclusão:

a pesquisa demonstrou que há presença de situações de enfrentamento e distorçãoda percepção sobre o estado de saúde e a respectiva qualidade de vida os alunos.