Estudo descritivo de Unidades Básicas de Saúde da Família do município de Pacatuba, Ceará, Brasil

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (3), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

avaliar as condições das Unidades Básicas de Saúde da Família de Pacatuba, Ceará, Brasil, com relação àsnormas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Departamento de Atenção Básica.

Método:

a pesquisa foi do tipodescritiva, com abordagem quantitativa, e ocorreu nas 13 Unidades Básicas de Saúde da Família de Pacatuba, onde osparticipantes foram os coordenadores dos locais, de maio a agosto de 2007. Foram cumpridos os preceitos éticos deacordo com a Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.

Resultados:

pudemos constatar que a maioria dasUnidades Básicas de Saúde da Família: preocupam-se com o tratamento de água da unidade; têm sua infraestrutura e salasde procedimento e de consultório bem estruturadas, mas ainda com um caminho a ser percorrido para melhor adequá-los;e as farmácias ainda possuem inadequações para com estas. Diante da avaliação das Unidades Básicas de Saúde da Famíliade Pacatuba, pudemos observar que as condições de saúde não estão totalmente satisfatórias.

Conclusão:

a contribuiçãodesse estudo consistiu em observar as limitações existentes no município, com o objetivo de avançar rumo a suasuperação e na busca de uma assistência básica, gratuita e de qualidade.