Estratégia educativa entre mulheres para o incentivo do uso do condom: um relato de experiência

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (3), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

relatar uma atividade de educação em saúde sobre aspectos relacionados ao uso correto do condom.

Método:

estudo descritivo, realizado na sala de espera de uma unidade básica de saúde, enquanto as mulheres aguardavamconsulta Ginecológica ou Obstétrica.

A atividade educativa constava de dois momentos:

primeiramente, as participanteseram estimuladas a demonstrar como se coloca o condom em uma prótese peniana de plástico para, a partir doconhecimento prévio das mesmas, as facilitadoras iniciarem as discussões sobre o uso do condom, reforçando pontospositivos e corrigindo os aspectos deficientes. A segunda etapa consistiu em encerrar a atividade com a demonstraçãocorreta da colocação do condom na prótese. Tivemos como critério de inclusão apenas a aceitação das mulheres emparticipar do estudo, de acordo com a Resolução 196/96.

Resultados:

constatou-se que as mulheres participantes desseestudo, muitas vezes, estão desprovidas de informações sobre a correta utilização do mesmo, podendo estar expostas aosmesmos riscos que uma pessoa que não utiliza este método.

Conclusão:

faz-se necessária, portanto, a realização deestratégias educativas que forneçam estas informações à população em nível de atenção básica de saúde.