Humanização em terapia intensiva: analisando a idéia de desumanização na perspectiva ético-legal do cuidado de enfermagem

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (3), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

identificar situações vivenciadas no cotidiano de cuidar em terapia intensiva que poderão na concepção dosprofissionais de enfermagem, levar a desumanização.

Metodologia:

a pesquisa foi quanti-qualitativo no qual foi utilizada amultireferencialidade para analisar e discutir os dados coletados. Participaram do estudo 89 profissionais de enfermagemque atuam em terapia intensiva. Os dados foram coletados no período de julho de 2008 a fevereiro de 2009, a partir deum questionário.

Resultados:

os comentários inoportunos (73% de citações), seguido pelo barulho constante (68%); faltade privacidade do cliente (66%) e a utilização de rótulo e apelido para se referir ao cliente (64%) foram as situações, quena opinião dos sujeitos do estudo, mais contribuem para a desumanização em terapia intensiva.

Conclusão:

mostraramque as situações apontadas como desumanizadoras, pelas implicações ético-legais, poderiam ser tipificados comoimperícia, negligência e imprudência, o que nos faz pensar em descuidado, ao invés de desumanização na assistência deenfermagem ao cliente crítico em terapia intensiva.