Society of Thoracic Surgeons Score: validação para pacientes submetidos à cirurgia cardíaca no Instituto de Cardiologia do RS – nota prévia

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (3), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

avaliar a acurácia clínica do Society of Thoracic Surgeons score em predizer mortalidade e complicações pósoperatóriasintra-hospitalares em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca no Instituto de Cardiologia do RS/FundaçãoUniversitária de Cardiologia.

Método:

estudo de coorte com abordagem quantitativa. Serão analisadas, em prontuários,variáveis demográficas e clínicas de 1223 pacientes submetidos à cirurgia de revascularização miocárdica e/ou trocavalvar de dezembro de 2007 a dezembro de 2008. Para a análise dos dados será utilizado o programa Statistical Packagefor the Social Sciences, sendo que os resultados serão considerados estatisticamente significantes se p < 0,05, comintervalo de 95% de confiança.

Resultados esperados:

espera-se identificar a acurácia do STS score em predizermortalidade e complicações pós-operatórias e estabelecer a comparação entre o STS e os índices estudados na instituição:Parsonnet, EuroSCORE, NNE e SCTS para o desfecho mortalidade, quando aplicados à pacientes submetidos à cirurgiacardíaca no IC/FUC.