Assistência à pessoa com deficiência: competências do agente comunitário de saúde

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (4), 2009
Publication year: 2009

Objetivos:

discutir conceitos sobre deficiência, facilidades e dificuldades e relatar as necessidades de aprendizagemsentidas pelo ACS para atuar junto às pessoas com deficiência na atenção básica.

Método:

pesquisa exploratória edescritiva, realizada em Crato-CE, de março a maio de 2008. Coletaram-se através de ficha de cadastro, tipo questionário,os conhecimentos e habilidades prévias e necessidades de aprendizagem de 76 dos 111 ACS que participaram de semináriode sensibilização. Os dados foram submetidos à técnica de categorização de análise de conteúdo. O projeto obteveparecer favorável do COMEPE-UFC, nº 245/07.

Resultados:

92%, dos ACS que concluíram as etapas formativas I e II doCurso Técnico em Agente Comunitário de Saúde referem precisar desenvolver competências para atuar junto à pessoa comdeficiência e família relacionadas aos conceitos de deficiência, inclusão social, processo saúde-doença, conteúdosbiomédicos, promoção da saúde e monitoramento de agravos.

Conclusões:

a assistência adequada à pessoa comdeficiência requer formação de competências dos profissionais de saúde para tal fim. Pela posição do Agente Comunitáriode Saúde ele se configura como ator precípuo a essas ações na Atenção Básica. Urge a formação de competênciasestabelecidas no referencial curricular para o Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde aplicado à temática.