O acolhimento do profissional da saúde no atendimento à mulher vítima de violência sexual

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (4), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

investigar na ficha de primeiro atendimento à mulher vítima de violência sexual a conduta do profissional desaúde nos procedimentos de anticoncepção de emergência, quimioprofilaxia para o Vírus da Imunodeficiência Humana(HIV) e hepatite B frente às demandas assistenciais à luz do protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde.

Métodos:

estudo descritivo baseado na análise quantitativa onde foram analisadas 204 fichas de primeiro atendimento às mulheresvítimas de violência sexual da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética doHospital Escola São Francisco de Assis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (003/06).

Resultados:

64% indicaramque a anticoncepção de emergência foi administrada. A profilaxia do HIV foi realizada em 61%. Na profilaxia das InfecçõesSexualmente Transmissíveis (IST) 85% foram atendidas. A profilaxia da hepatite B foi feita em 77% dos casos.

Conclusão:

foi observado que modificações precisam ocorrer: oferecer cursos de capacitação permanentes para os profissionais dasaúde que assistem as mulheres vítimas de violência sexual, divulgar as unidades de saúde que atendem essas mulheres eque essa temática seja incluída nos currículos de graduação. Assim, profissionais envolvidos nesse campo da saúdepoderão prestar um cuidado qualificado e efetivo.