Conhecimento, atitudes e crenças de mulheres ribeirinhas frente à concepção e contracepção

Rev. enferm. UFPE on line; 3 (4), 2009
Publication year: 2009

Objetivo:

descrever o conhecimento e as atitudes das mulheres ribeirinhas de Vila Nova Maringá, Amazonas, frente àconcepção e contracepção.

Método:

estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, na comunidaderibeirinha Vila Nova Maringá, na cidade de Maués, Amazonas, entre julho e agosto de 2008. Participaram do estudo 15mulheres ribeirinhas, com idade acima de dezoito anos. Os dados foram coletados por meio de entrevista com roteirosemi-estruturado. Após transcrição dos dados, optou-se pela análise de conteúdo (análise temática), que deu suporte àinvestigação qualitativa das falas das entrevistadas. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital Escola SãoFrancisco de Assis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (54/2008).

Resultados:

embora a idade ideal sugerida pelasmulheres para a maternidade seja entre 18 e 20 anos, a maioria vivenciou a gestação a adolescência, acompanhada deconflitos familiares. Referente à concepção e a contracepção grande parte das mulheres conhecem e agem influenciadassimplesmente pelo saber popular.

Conclusão:

para cuidar dessas mulheres faz-se necessário associar o saber popular aosaber científico, capacitando-lhes para exercer o direito ao exercício da sexualidade desvinculado da procriação.

Descritores:

enfermagem; cultura; reprodução; saúde da mulher.